CURIOSIDADES

O protetor das obras

Redação AECweb
Ele está ali para proteger tanto os pedestres, que provavelmente nem sabem seu nome, quanto o dono da obra contra possíveis furtos. Extremamente importante e obrigatório em qualquer tipo de construção ou reformas em andamento, o tapume nada mais é do que a solução que protege o canteiro do ambiente externo e público.
Tapume
Crédito: Shutterstock/Mettus
Tipos de Tapumes
Os tapumes podem ser construídos com diversos materiais, mas os mais comuns são os de compensado de madeira e os de metal. Existem ainda os ecológicos, que são fabricados a partir de materiais reciclados.
De acordo com a Norma Reguladora 18 do Ministério do Trabalho e Emprego, os tapumes devem ser construídos e fixados de forma resistente e ter 2,20 m de altura em relação ao nível do terreno. Além disso, não podem ocupar mais da metade da calçada.
Também devem informar, por meio de placas, o número do imóvel, nome da rua e o tráfego de veículos, se for o caso de algum desses avisos estarem encobertos.
Funções
Os tapumes preservam a integridade física dos pedestres, que podem ser atingidos por diversos materiais vindos da obra, além de evitar que as ferramentas e maquinários fiquem expostos. Como são a parte mais visível de um local em construção, podem ser explorados como forma de marketing para a construtora, exibindo logotipos na face externa.
Veja duas opções disponíveis no mercado:
tapumix
Crédito: AECweb
POR: Roberson Stenger
_____________________________________________________________________

O QUE É CONSTRUÇÃO CIVIL

Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casasedifíciospontesbarragens, fundações de máquinas, estradasaeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.

Edifício em construção na cidade de São Paulo.

Um prédio com andaimes na fachada.
Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar, cujo conhecimento, por exemplo de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos vários divisões, como por exemplo a engenharia elétrica, mecânica, química, naval, etc. Exemplos como engenharia naval, dão origem à construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda a obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA.

Obras de ampliação da Estrada de Ferro Carajás. Brasil.
Em Portugal os técnicos responsáveis pelos projectos de construção civil (excetuando o caso dos projectos de edifícios de pequena dimensão, os quais podem ter como responsáveis técnicos habilitados com o antigo curso de Construtor Civil e Mestrado, agora designados por Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia) têm que ser titulares de um curso superior, bacharelato ou licenciatura e têm que estar, respectivamente, inscritos na Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) ou na Ordem dos Engenheiros (OE). Para projectos de grande responsabilidade, o bacharelato não é considerado formação suficiente, e a legislação portuguesa exige que o responsável técnico seja titular de uma licenciatura em Engenharia Civil.
Dentre as matérias necessárias para a graduação em Engenharia Civil estão:
entre outras.
Em termos práticos a Engenharia Civil divide-se em dois grandes ramos principais:
Obras de construção civil
  • Que engloba basicamente as edificações de moradia, comerciais e de serviços públicos.
Obras de construção pesada
  • Que engloba as obras de construção de portos, pontes, aeroportos, estradas, hidroelétricas, túneis, etc …, obras que em geral só são contratadas por empresas e órgãos públicos.
Em alguns casos, as edificações tem tal vulto e complexidade que são classificadas como obras pesadas, estando tipicamente enquadradas neste caso as edificações industriais.
Essa classificação em dois ramos, embora não exista nenhuma diferenciação na formação dos engenheiros nas universidades, é em geral aceita e bem compreendida por todos os engenheiros no Brasil